terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pelo fim da alienação cultural

É perceptível, de longe, a falta de incentivo à cultura em Raul Soares, o que dificulta o crescimento social da cidade, porque a maioria dos seus cidadãos são alienados culturalmente. Assim sendo, não conseguem enxergar a importância das artes em geral. Um alienado cultural denuncia a capacidade da sociedade, em particular, de promover a integração de certos segmentos ou indivíduos. "Se a alienação cultural é um sintoma, o é antes uma doença social".
Além dos alienados culturais, existem os artistas da cidade que não encontram apoio da população para continuarem com seus trabalhos, porque as pessoas não saberem direito do que se trata a cultura, se tornando então, muitas vezes, preconceituosas e críticas sem fundamentos. Além da falta de apoio da população, falta, principalmente, o incentivo das políticas locais, que não abrem espaço para as variadas formas de expressão cultural dos artistas em geral.
Se criassem oficinas de literatura, de música, de artes plásticas, de cinema/vídeo, de fotografias, de pintura, de teatro, muitas pessoas poderiam mostrar aquilo que sabem fazer, e muitas outras pessoas começariam a despertar seu interesse por alguma dessas formas de arte. A cidade ganharia, e muito, se isso acontecesse, porque exibiria o artista adormecido em várias pessoas, e as integraria umas com as outras, fazendo com as mesmas caminhassem juntas para um um mesmo objetivo.
A cultura, em todos os seus aspectos, tem como resultado o fortalecimento da identidade pessoal e social do indivíduo.

"Pessoas bem informadas culturalmente conseguem fazer crescer uma sociedade"


Carnaval e Exposição não são as únicas expressões culturais que uma cidade pode ter, não vamos nos contentar com o "arroz e feijão" de cada dia, sendo que temos muito mais coisas a serem mostradas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário