segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Formei, e agora?!

É cada vez mais comum os jovens saírem de Raul Soares para fazer uma faculdade, ter um curso superior. Porém, é raro ver esses jovens formados retornarem para a cidade, para exercerem sua profissão. E por quê será que isso acontece?!
Ao meu ver, isso acontece porque ninguém vê espaço na cidade, todo mundo tem medo da concorrência, e tem medo dos "mais antigos no mercado" da cidade. Isso prejudica a cidade de diversas formas:
Primeiro, todo o dinheiro que circula ali, acaba que certa parte vai para aquele que está morando fora, e o que poderia ser gasto aí, tá entrando pra economia de outra cidade (isso é inevitável, uma vez que, ao sair da cidade, a pessoa tem sim que gastar onde está morando). Porém, quando a pessoa se forma, tem então a opção de retornar à cidade, gerando mais emprego e renda, e tem também a opção de ir para outro lugar. A cidade sai perdendo, não por culpa do jovem, mas por culpa de um governo hierárquico e de uma política semi-falida. Empregos que poderiam ser gerados na cidade, será gerado em outro lugar; dinheiro que poderia aumentar o PIB da cidade, aumenta o PIB de outro lugar; serviços prestados de qualidade que poderia melhorar a cidade, vai melhorar outro lugar... E tudo com dinheiro gerado na própria cidade que foi usado para sustentar os estudos do recém formado. De certo modo, esse dinheiro teria que "retornar", recompensar a economia local, ajudando a melhorá-la.
A falta de espaço vem junto com a falta de interesse da política local em dar oportunidades ao jovens formados.
Claro que tem aqueles que retornam para a cidade, mas provavelmente isso acontece porque seus pais ou parentes já estão no mercado há mais tempo, e já tem uma clientela fixa. Porém também falta interesse daqueles que não contam com essa vantagem, a necessidade de inovar, de fazer um serviço de qualidade, diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário