No país inteiro, a segunda maior causa de intoxicação é o agrotóxico (substância química aplicada sobre as hortaliças em geral, para matar/evitar pragas que poderiam destruir a plantação), segundo o Ministério da Saúde. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) declarou que frutas, legumes e verduras estão chegando contaminados à mesa do consumidor.
O Brasil possui o maior mercado produtor de agrotóxicos do mundo, com 107 empresas que representam 16% da produção mundial.
A Anvisa publicou uma lista dos alimentos mais contaminados que estão nas mesas dos brasileiros, em ordem decrescente dos mais perigosos: pimentão (80%), uva (56,4%), pepino (54,8%), morango (50,8%), couve (44,2%), abacaxi (44,1%), mamão (38,8%), alface (38,4%), tomate (32,6%) e beterraba (32%).
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
O manuseio incorreto de agrotóxicos por produtores sem preparação para trabalhar com esses produtos, e o uso indevido em alimentos que não necessitariam desse pesticida, são os dois maiores problemas, responsáveis pela contaminação das pessoas, seja por ingestão de alimentos intoxicados, seja pelo contato que os produtores têm com os mesmos.
Os agrotóxicos atuam de duas maneiras na saúde da população: através da intoxicação de agricultores na hora da aplicação, ou através do consumo direto, por meio de alimentos com resíduos venenosos. Além disso, alguns destas substâncias são cancerígenas em animais de laboratório durantes os testes...
Vale ressaltar, ainda, que o meio ambiente também sofre agressão com o uso desses insumos químicos, uma vez que o solo fica com essas partículas, e quando chove, a água proveniente segue em direção ao rio, ou penetra na terra rumo aos lençóis freáticos, levando essas partículas tóxicas às águas de rios ou subterrâneas.
Para evitar ao máximo os danos à saúde, procure comprar verduras e legumes de produtores que você conheça, ou procure saber se o nível de agrotóxicos está dentro do permitido. Lavar bem os alimentos antes de consumí-los também é uma opção que deve ser usada em qualquer circunstância!
-> Não se satisfaça com as nossas palavras, busque por mais informações a cerca de quaisquer assuntos tratados neste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário