quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Lixo e Entulho por toda a cidade!

Nossa cidade tem muito potencial para ser uma cidade bonita, limpa e aconchegante! No entanto, o que vemos por aí? Lixo e entulho por qualquer canto da cidade!
Somos repetitivos nesses assuntos porque faltam tambores de lixos (não só um, mas vários) em cada bairro, em cada canto! E também falta educação da população em si!
Fica difícil reclamar quando a população não faz a sua parte nesse assunto, portanto pessoal... VAMOS SER EDUCADOS! E VAMOS COBRAR DA PREFEITURA QUE CAÇAMBAS OU LATÕES DE LIXO OU QUALQUER RECIPIENTE QUE SUPORTE A DEMANDA DE LIXO DOS BAIRROS!
Quanto a este assunto, não há muito o que ser dito... Só acho lamentável o que eu vejo por aí...
Seguem fotos que provam o que estamos dizendo aqui:

 








"Nossa cidade é tão pequena, e tão ingênua!"


-> NÃO SE SATISFAÇA COM AS NOSSAS PALAVRAS, BUSQUE POR MAIS INFORMAÇÕES, DE DIFERENTES FONTES, ACERCA DE QUAISQUER ASSUNTOS TRATADOS NESTE BLOG!

As contradições da Campanha Contra a Dengue em Raul Soares

Raul Soares, juntamente com o resto do país, aderiu à Campanha Todos Contra a Dengue. No entanto, na construção do CRAS (que inclusive ficou parada por anos, e só de uns meses para cá que voltaram a mexer nessa obra) na Vila Barbosa, depois das chuvas dos últimos dias, encontrei água parada em grande quantidade, o que torna o local um possível criadouro de mosquitos que provocam a doença.
É bem contraditório daquilo que a prefeitura pede à população: enquanto as pessoas cuidam para que suas casas não sejam focos de dengue, a construção da própria prefeitura está alagada. Isso é um sinal de que não fizeram do jeito que tem que ser feito, e que, tampouco, estão preocupados com essa "epidemia" que surge todos os anos. Ou seja, aqueles que cuidam de suas casas para que não adoeçam, têm que arcar com as consequencias de um serviço mal feito. Bastaria que fizessem uma boca de lobo, dentro das definições técnicas, para o escoamento da água, para que ela não fique ali acumulada.
Ou será que a prefeitura está esperando parar de chover e fazer sol para que essa água toda evapore?
Todos tem suas responsabilidades em questão de saúde pública,TANTO OS ÓRGÃOS MUNICIPAIS QUANTO A POPULÇÃO! Não adianta de nada se todos nós fazemos nossa parte, se o governo da cidade não faz a sua, afinal... Combater a dengue não é só colocar cartazes por aí, e mandar jogarem inseticidas nas casas!
Então, Vicente?! Vai esperar aquilo virar um criadouro de Aedes Aegypti ou vai começar a fazer o seu trabalho, e orientar aos seus funcionários que também o façam, de forma correta?!















(clique nas imagens para ampliá-las)





-> NÃO SE SATISFAÇA COM AS NOSSAS PALAVRAS, BUSQUE POR MAIS INFORMAÇÕES ACERCA DE QUAISQUER ASSUNTOS TRATADOS NESTE BLOG! 

Os princípios da democracia


Uma pequena explicação sobre o que é a Democracia, assunto que todos falam, mas que poucos sabem o que é. É importante falar desse assunto, para que todos tenham o conhecimento, ou relembrem aquilo que aprenderam nas aulas de história, para que não sejamos mais um povo conformado com a corda no pescoço, para que não tenhamos mais o medo de falar as verdades, para que tenhamos, sim, coragem de mostrar a cara e mostrarmos que não estamos satisfeitos com determinadas coisas. VAMOS ACORDAR, E FAZER VALER O NOSSO DIREITO DEMOCRÁTICO, que hoje se encontra "sequestrado, condicionado e amputado".


"Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercido por TODOS OS CIDADÃOS, diretamente ou através dos seus REPRESENTANTES livremente eleitos; é um conjunto de princípios e práticas que PROTEGEM A LIBERDADE HUMANA, é a institucionalização da liberdade; a DEMOCRACIA baseia-se nos princípios do governo da MAIORIA associados aos DIREITOS INDIVIDUAIS e das minorias. TODAS AS DEMOCRACIAS, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias. O governo local DEVE ser tão acessível e receptivo às pessoas o quanto for possível. Uma das principais funções da democracia é PROTEGER OS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS, como a LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE RELIGIÃO (ou a falta dela), e a oportunidade de ORGANIZAR E PRATICAR PLENAMENTE na vida política, econômica e cultural da sociedade. Os cidadãos numa democracia não tem apenas direitos, têm o DEVER de participar no sistema político, que por sua vez, protege os seus DIREITOS E LIBERDADES.
As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso, e reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável."

"A intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do espírito democrático" - Mahatma Gandhi


-> NÃO SE SATISFAÇA COM AS NOSSAS PALAVRAS, PROCURE POR MAIS INFORMAÇÕES, ACERCA DE QUAISQUER ASSUNTOS TRATADOS NESTE BLOG!

O verdadeiro URBANISMO da nossa cidade

Em tempos de chuvas, é natural que ocorra algum dano às estruturas da cidade, como calçamento. No entanto, não é normal que esses danos sejam enormes, tampouco que coloque em risco a segurança dos motoristas e pedestres. Hoje eu passei pela Vila Barbosa, pela Tarza, pela rua Augusta Amélia Dutra (sentido da antiga linha) e pelo Santana, e me deparei com verdadeiras aberrações que não são nem um pouco aceitáveis.
É perceptível, de longe, que esses estragos aconteceram por falta de qualidade do material utilizado, e do serviço prestado pela prefeitura.
A chuva não justifica esses estragos, o que me faz pensar que estão fazendo de bobos os cidadãos da cidade, principalmente desses bairros citados, porque enquanto os homens da prefeitura vão lá reparar os danos, a população fica contente achando que o problema será solucionado, e quando passa alguns dias, a buraqueira volta, e às vezes volta pior do que estava antes.
Ou seja, antes deixar como está, do que "gastar dinheiro" com uma coisa que vai piorar o problema em curto prazo.
Só me resta aconselhar à população que tome cuidado para não cair e não quebrar uma perna, por exemplo, e aconselhar aos motoristas, para que não aconteça nenhum acidente fatal. Enquanto isso, vamos cobrar da prefeitura que os reparos sejam feitos de forma correta, com material adequado, e com mão de obra qualificada, porque tenho certeza de que todos pagam seus impostos corretamente, tendo então direito a uma cidade sem buracos que coloque em risco a vida das pessoas.

A questão principal é que a população já se acostumou com as coisas erradas, é como se não incomodasse mais.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

























-> NÃO SE SATISFAÇA COM AS NOSSAS PALAVRAS, PROCURE POR MAIS INFORMAÇÕES, ACERCA DE QUAISQUER ASSUNTOS TRATADOS NESTE BLOG!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

JUSTIFICATIVA

Pessoal, como todos sabem, nós não moramos em Raul Soares. Chegamos dia 17 para passarmos as férias aqui. O blog está meio parado devido às chuvas que dificultam as nossas saídas para colhermos material.
Mas em breve, muito em breve, apareceremos com novas notícias e imagens para vocês!
Desculpem se sumimos, mas foi por forças maiores.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Fábrica Tarza está de volta!

É com imensa alegria que divulgo a notícia do Sinds-Raul de que a Fábrica Tarza está de volta!
A importância de uma indústria funcionando na nossa cidade é enorme: criará empregos, movimentará a economia da nossa cidade, crescerá a auto-estima de muitos cidadãos, e a esperança renascerá!
Parabéns à cidade por esta conquista, mérito de muitos que não desistiram diante dos inúmeros obstáculos!


Raul Soares: eu amo, eu cuido


Estava vendo na Globo News, no programa Em Pauta, uma entrevista com um dos idealizadores do projeto "Rio, eu amo, eu cuido", e achei interessantíssimo a maneira como eles tratam a falta de bons hábitos, e o interesse que o grupo tem em melhorar isso, porque como disseram, quem ama, cuida. Ele disse também que quem quiser, em diferentes cidades no Brasil inteiro, pode se espelhar nesse projeto para tentar melhorar a sua cidade.
Eu amo Raul Soares, e a iniciativa desse grupo me chamou a atenção. Portanto, quero agora criar a campanha "Raul Soares, eu amo, eu cuido". Basta que as pessoas dêem bons exemplos, e converse com as pessoas ao seu redor, para que estas também criem bons hábitos. Faço minhas, as palavras do grupo, fazendo as modificações necessárias: Além do seu amor, Raul Soares precisa da sua atitude.
Segue abaixo uma pequena lista de como você pode mostrar o quanto gosta da nossa cidade, e de como você pode dar bons exemplos:
1. Assim como em casa, faça xixi somente no banheiro. (além de deixar as ruas com mal cheiro, este também é um hábito desrespeitoso com os outros cidadãos);
2. Cuide do seu quintal, a rua é o quintal da sua casa. (não jogue lixo nas vias públicas, preserve o patrimônio público, não suje o quintal da sua casa!);
3. Sempre que você levar seu cãozinho para passear, leve também uma sacolinha e recolha as fezes do bichinho... (como dizem: o cão deixa na rua aquilo que seu dono tem na cabeça);
4. Procure dar bons exemplos, como recolhendo o lixo que algum cidadão jogou na rua, e descartando-o na lixeira mais próxima;
5. Jogue guimba de cigarro ou chiclete no cinzeiro, não o confunda com a rua;
6. Aos motoristas, procurem ser gentis quando perceberem que alguém está querendo atravessar a rua, porque quando você desce do seu carro, você também se torna um pedestre;

Através de pequenos gestos, e com hábitos que devem se tornar comuns, eu, você, e qualquer outra pessoa, conseguirá fazer da nossa cidade um lugar bem melhor para se viver!


Vamos fazer de Raul Soares uma cidade LIMPA!

Tá certo que é responsabilidade da prefeitura de Raul Soares cuidar da limpeza da cidade. A coleta de lixo deve ser regular, em todos os locais da cidade.

No entanto, falta um pouco de bom senso das pessoas, tanto dos comerciantes quanto dos moradores... Vejo sempre em vários pontos da cidade, lixo acumulado, que deixa essas áreas com mal cheiro, e as tornam possíveis ninhos de ratos, moscas, etc, animais que podem transmitir doenças. Além de muita gente que joga no chão papel e palitinho de picolé, papel de chiclete e de bala, maço vazio de cigarros, guimbas de cigarros, entre outros resíduos sólidos, o que ajuda a manter a cidade suja.
Claro que faltam tambores de coleta de lixo, e para ser mais ambientalmente correta, que sejam de coleta seletiva, faltam lixeiras ao longo da cidade, e falta também a iniciativa da prefeitura de criar campanhas de conscientização. Manter a cidade limpa é obrigação de todos: da prefeitura, que deve limpar a cidade, e das pessoas, que devem manter o trabalho da prefeitura.
Mas enquanto a prefeitura não providencia as lixeiras e tambores para facilitar o trabalho dos lixeiros, nem cria a campanha de conscientização, fica aqui o meu apelo: andem com uma sacolinha, coloquem nela o seu lixo, e descarte-a na lixeira mais próxima que encontrar. Vamos criar o hábito de cuidar da nossa cidade.

[lixo_raul2011-10%255B5%255D.jpg]
(foto do blog do Pascoal - Link da foto )



















Clique nas imagens para ampliá-las



-> Não se satisfaça com as nossas palavras, busque por maiores informações, em diversas fontes, sobre quaisquer assuntos tratados neste blog.

Agrotóxicos, o que você precisa saber?!



No país inteiro, a segunda maior causa de intoxicação é o agrotóxico (substância química aplicada sobre as hortaliças em geral, para matar/evitar pragas que poderiam destruir a plantação), segundo o Ministério da Saúde. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) declarou que frutas, legumes e verduras estão chegando contaminados à mesa do consumidor.
O Brasil possui o maior mercado produtor de agrotóxicos do mundo, com 107 empresas que representam 16% da produção mundial.
A Anvisa publicou uma lista dos alimentos mais contaminados que estão nas mesas dos brasileiros, em ordem decrescente dos mais perigosos: pimentão (80%), uva (56,4%), pepino (54,8%), morango (50,8%), couve (44,2%), abacaxi (44,1%), mamão (38,8%), alface (38,4%), tomate (32,6%) e beterraba (32%).



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


O manuseio incorreto de agrotóxicos por produtores sem preparação para trabalhar com esses produtos, e o uso indevido em alimentos que não necessitariam desse pesticida, são os dois maiores problemas, responsáveis pela contaminação das pessoas, seja por ingestão de alimentos intoxicados, seja pelo contato que os produtores têm com os mesmos.



Os agrotóxicos atuam de duas maneiras na saúde da população: através da intoxicação de agricultores na hora da aplicação, ou através do consumo direto, por meio de alimentos com resíduos venenosos. Além disso, alguns destas substâncias são cancerígenas em animais de laboratório durantes os testes...
Vale ressaltar, ainda, que o meio ambiente também sofre agressão com o uso desses insumos químicos, uma vez que o solo fica com essas partículas, e quando chove, a água proveniente segue em direção ao rio, ou penetra na terra rumo aos lençóis freáticos, levando essas partículas tóxicas às águas de rios ou subterrâneas.
Para evitar ao máximo os danos à saúde, procure comprar verduras e legumes de produtores que você conheça, ou procure saber se o nível de agrotóxicos está dentro do permitido. Lavar bem os alimentos antes de consumí-los também é uma opção que deve ser usada em qualquer circunstância!



-> Não se satisfaça com as nossas palavras, busque por mais informações a cerca de quaisquer assuntos tratados neste blog.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pelo fim da alienação cultural

É perceptível, de longe, a falta de incentivo à cultura em Raul Soares, o que dificulta o crescimento social da cidade, porque a maioria dos seus cidadãos são alienados culturalmente. Assim sendo, não conseguem enxergar a importância das artes em geral. Um alienado cultural denuncia a capacidade da sociedade, em particular, de promover a integração de certos segmentos ou indivíduos. "Se a alienação cultural é um sintoma, o é antes uma doença social".
Além dos alienados culturais, existem os artistas da cidade que não encontram apoio da população para continuarem com seus trabalhos, porque as pessoas não saberem direito do que se trata a cultura, se tornando então, muitas vezes, preconceituosas e críticas sem fundamentos. Além da falta de apoio da população, falta, principalmente, o incentivo das políticas locais, que não abrem espaço para as variadas formas de expressão cultural dos artistas em geral.
Se criassem oficinas de literatura, de música, de artes plásticas, de cinema/vídeo, de fotografias, de pintura, de teatro, muitas pessoas poderiam mostrar aquilo que sabem fazer, e muitas outras pessoas começariam a despertar seu interesse por alguma dessas formas de arte. A cidade ganharia, e muito, se isso acontecesse, porque exibiria o artista adormecido em várias pessoas, e as integraria umas com as outras, fazendo com as mesmas caminhassem juntas para um um mesmo objetivo.
A cultura, em todos os seus aspectos, tem como resultado o fortalecimento da identidade pessoal e social do indivíduo.

"Pessoas bem informadas culturalmente conseguem fazer crescer uma sociedade"


Carnaval e Exposição não são as únicas expressões culturais que uma cidade pode ter, não vamos nos contentar com o "arroz e feijão" de cada dia, sendo que temos muito mais coisas a serem mostradas!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Prestação de contas do município de Raul Soares


No site do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, é possível encontrar a prestação de contas, não só do município de Raul Soares, mas de todas as cidades de Minas Gerais.

Venho então, por meio desta publicação, compartilhar com vocês a prestação de contas da cidade.
É bom ter uma noção da situação econômica da nossa cidade.
É possível ver a prestação de contas dos últimos 8 anos.

Prestação de Contas de Raul Soares 2010 - clique aqui

PS: eu não consegui enxergar onde é que conseguiram gastar tanto dinheiro com cultura, saúde, urbanismo, assistência social, educação, etc etc etc... Quem souber, me avise, e publicarei outra postagem sanando essa pequena curiosidade!


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!


-> Não se contentem com as nossas palavras, busque por mais informações, de diferentes fontes, acerca de quaisquer assuntos tratados neste blog!

SUJEIRA NÃO É LEGAL! Por uma campanha eleitoral limpa, segura e tranquila


A época de eleições está chegando, e não posso deixar de lembrar que após cada eleição, a cidade fica suja, cheia de panfletinhos, adesivos, cartazes, pinturas em paredes, etc!
Portanto, quero deixar aqui o meu desejo de um ano eleitoral limpo, porque ninguém é obrigado a aturar nem limpar a sujeira que os candidatos fazem. Sou a favor da panfletagem e propagandas em geral, sim! Mas de forma séria e segura.
Embora a campanha que encontrei tenha sido voltada para as eleições de 2010, é sempre bom retomar esses conceitos e ideais de uma cidade LIMPA, em TODAS as épocas do ano, independente de eleição ou não!

Site da Campanha Sem Sujeira - TRE

Arborização Urbana

Enquanto o prefeito se contenta com as podas mal feitas por toda a cidade, cresce em mim a indignação em relação a esse trabalho mal feito. Sim, é necessário que seja feita a poda das árvores, porém isso tem que ser feito por alguém que tenha conhecimentos sobre como trabalhar nesse ponto. Simplesmente chegar e sair cortando todos os galhos das árvores, não é podar! É destruir a árvore. A poda é justificável quando a intenção é remover galhos velhos e secos, quando os galhos estão doentes, ou quando estão encostando em fiação elétrica colocando em risco a segurança das pessoas que trajetam ali próximo.
Procurei me informar a respeito da regulamentação das podas das árvores e não encontrei muita coisa a respeito; as informações que encontrei são mais para o Rio Grande do Sul, São Paulo e Belo Horizonte.
Embora a minha busca não tenha atingido o objetivo, encontrei sites importantes com notícias sobre políticas ambientais.
Segue abaixo os links que considerei de maior importância:

SEMAD - denúncia
Poda da arborização urbana: ultraje ao ambiente e à sustentabilidade da cidade
Órgãos e Política Ambiental em Minas Gerais

Violência, pobreza e corrupção são assuntos mais preocupantes, revela pesquisa

Pesquisa feita a pedido do Serviço Mundial da BBC aponta que violência, pobreza e corrupção são assunto que mais preocupam os brasileiros.
Isso nos mostra que não é só na nossa cidade que esses problemas existem, mas no país e no mundo como um todo. Quero ressaltar, no entanto, que para mudarmos o mundo, precisamos primeiro tomar conta da nossa casa, do nosso bairro, da nossa cidade, para depois fiscalizarmos o nosso Estado, País, e por fim, o mundo!
Estamos no caminho certo: começamos agora a indagar sobre o serviço da Prefeitura Mucipal de Raul Soares.
Por fim, é importante relembrar: NÓS SOMOS OS PATRÕES, OS NOSSOS REPRESENTANTES POLÍTICOS TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZER VALER OS NOSSOS INTERESSES E DIREITOS. É para isso que eles estão no poder!



Confira aqui a pesquisa, na íntegra

-> não se contente com as nossas palavras, busque por mais informações, de diferentes fontes, acerca dos assuntos tratados aqui!

Este é um espaço aberto!

Pessoal, gostaria de dizer que este Blog é um espaço aberto a todas as pessoas que se interessarem. Os comentários não passarão por "fiscalização", não vamos selecionar o que vocês querem dizer.
Da mesma forma que nós publicamos a nossa opinião, achamos que é obrigação nossa de dar espaço a todos que também querem falar, seja criticando o nosso trabalho, ou elogiando, ou dando opiniões.
Isso aqui não se trata de um blog "ditatorial", não vamos escolher e selecionar as opiniões, mostrando apenas aquilo que vai de acordo com as nossas publicações; pelo contrário, queremos opiniões diferentes, até mesmo para que nós possamos crescer, trabalhando cada vez mais de uma forma mais aberta e sem sigilos.
Repito: é um ESPAÇO ABERTO, sem sigilo, sem esconder! Queremos é isso mesmo, que todos opinem, porque é das divergências que surgem as melhorias!
VAMOS TODOS PARTICIPAR!!! Cada um colabora do jeito que pode!

Campanha Você Noel

Pessoal, está rolando uma campanha dos funcionários dos Correios em prol das crianças carentes que enviam cartas ao "Papai Noel"...
A campanha funciona da seguinte forma:
1. Você vai à agência mais próxima, pega uma cartinha;
2. Tira uma foto com a cartinha e com o presente em mãos;
3. Entregue o presente aos Correios.
Você fará uma criança feliz neste Natal.

Vale lembrar que solidariedade deve fazer parte de nós, não só na época natalina, mas em todos os dias do ano. Ajudar não requer presentes, às vezes um ato de ajudar alguém, com um abraço, palavras de conforto, ajudar um idoso a atravessar a rua, ajudar uma criança carente de alguma forma, também faz parte da Solidariedade.

Segue abaixo o link da campanha:

Você NOEL - link da campanha

Formei, e agora?!

É cada vez mais comum os jovens saírem de Raul Soares para fazer uma faculdade, ter um curso superior. Porém, é raro ver esses jovens formados retornarem para a cidade, para exercerem sua profissão. E por quê será que isso acontece?!
Ao meu ver, isso acontece porque ninguém vê espaço na cidade, todo mundo tem medo da concorrência, e tem medo dos "mais antigos no mercado" da cidade. Isso prejudica a cidade de diversas formas:
Primeiro, todo o dinheiro que circula ali, acaba que certa parte vai para aquele que está morando fora, e o que poderia ser gasto aí, tá entrando pra economia de outra cidade (isso é inevitável, uma vez que, ao sair da cidade, a pessoa tem sim que gastar onde está morando). Porém, quando a pessoa se forma, tem então a opção de retornar à cidade, gerando mais emprego e renda, e tem também a opção de ir para outro lugar. A cidade sai perdendo, não por culpa do jovem, mas por culpa de um governo hierárquico e de uma política semi-falida. Empregos que poderiam ser gerados na cidade, será gerado em outro lugar; dinheiro que poderia aumentar o PIB da cidade, aumenta o PIB de outro lugar; serviços prestados de qualidade que poderia melhorar a cidade, vai melhorar outro lugar... E tudo com dinheiro gerado na própria cidade que foi usado para sustentar os estudos do recém formado. De certo modo, esse dinheiro teria que "retornar", recompensar a economia local, ajudando a melhorá-la.
A falta de espaço vem junto com a falta de interesse da política local em dar oportunidades ao jovens formados.
Claro que tem aqueles que retornam para a cidade, mas provavelmente isso acontece porque seus pais ou parentes já estão no mercado há mais tempo, e já tem uma clientela fixa. Porém também falta interesse daqueles que não contam com essa vantagem, a necessidade de inovar, de fazer um serviço de qualidade, diferente!

Sejamos CIDADÃOS por inteiro!

Hoje em dia todo mundo, ou pelo menos a maioria, tem celular com câmera integrada, e tem acesso a internet (e quem não tem, conhece alguém que tem!). Acredito que uma ferramenta como esta deve ser usada também para atender interesses públicos: se você tá passando na rua, e viu alguma coisa errada, tira foto, e publica na sua rede social, tenta compartilhar isso com o maior número de pessoas que puder. Câmera digital não é apenas para registar momentos felizes, nem fotos para perfil de redes sociais. Também serve como um meio de mostrar que você tá vendo algo errado, e que você tem interesse em mudar isso. Fotografia é arte, e como tal, tem uma certa responsabilidade social.
Calçadas desniveladas, com buracos, que atrapalham a vida, principalmente, dos cadeirantes e idosos; lixo espalhado pelas ruas; barro fruto de chuvas que está sujando a sua rua, ou a frente da sua casa; árvores mal cortadas; cães de rua machucados e jogados; patrimônio público depredado... Mas antes de mostrar o erro do outro, você tem que olhar pro seu umbigo também, porque, por exemplo, não adianta mostrar que a rua está suja, sendo que você também joga lixo nas vias públicas, ou ainda, não adianta você mostrar um patrimônio público estragado, se você ajuda a estragá-lo!
Cidadania é direito e dever! Direito de ter as coisas certas e organizadas, e o dever de mantê-las assim, além, claro, de fiscalizar!
O que falta, não só em Raul Soares, mas no país como um todo, é o interesse por aquilo que é de direito de todos. Procurar se informar sobre política, não quer dizer que você será obrigatoriamente um defensor partidário, mas significa que você se preocupa com aquilo que é patrimônio seu.
Abram os olhos, e mostrem aquilo que vocês vêem de sujo, de errado. E claro, se existem coisas boas, elas também devem ser mostradas, até mesmo para servirem como motivação para consertar outras coisas mais!
Pessoas desinteressadas com a política é normal, o que não é normal é ser alienado, e acredito que os jovens, bem mais que os idosos e crianças, tem o dever de fiscalizar aquilo que é herança dos pais, e que será bens dos filhos!
Sejamos cidadãos, declaremos nosso AMOR à NOSSA CIDADE! Vamos fazer a nossa parte, fiscalizando e apontando, sem medo, os diversos erros que vemos por aí! Começando a fazer isso, aos poucos a cidade vai melhorando.

"Olho vivo no dinheiro público"

"Apresentação


Esta cartilha tem o objetivo de estimular a ação do controle social e apresentar
informações sobre como você, conselheiro municipal e cidadão, pode contribuir
para alcançar uma educação de qualidade para nosso país, acompanhando,
controlando e fiscalizando a execução do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação (Fundeb).
Apresentamos, de forma detalhada, como se pode exercer objetivamente o
controle social dos recursos vinculados ao Fundeb. Destacamos as principais
inovações em relação ao antigo Fundef e informamos sobre como realizar o
acompanhamento das receitas e despesas realizadas pelo Fundo. Ao mesmo
tempo, elencamos as principais despesas que são ou não consideradas como
manutenção e desenvolvimento da educação básica, de maneira a auxiliar o
controle social na prevenção de possíveis irregularidades.
A cartilha foi elaborada pela CGU, que além de desempenhar a função
fiscalizadora dos recursos públicos federais, desenvolve outras atividades, inclusive
nas áreas de prevenção da corrupção e fomento ao controle social, atuando de
forma articulada com diversas entidades da sociedade civil organizada. Como o
Fundeb é uma ação de grande importância para o desenvolvimento da educação
no país, necessita também da participação efetiva dos conselheiros municipais e
cidadãos no seu acompanhamento e fiscalização, para alcançar o bem maior que
é uma educação básica de qualidade para todos."



Direitos: conheça os seus.

É bom que todos saibam que têm direitos, sim! Eles existem para serem usados a seu favor.
Embora hoje em dia muita gente se cala por medo, ou por vergonha, ainda tem aqueles que insistem na verdade, e que honram com o compromisso assumido consigo próprio e com a comunidade ao se tornar Eleitor. Acho válido disponibilizar algum meio que contenha informações úteis e essenciais para todos os cidadãos.
Quem quer correr atrás do que é seu, tem que saber o que pode, e o que não pode fazer sob os olhos da Justiça. Somente sabendo daquilo que te pertence, é que você saberá exatamente o que procurar e como exigir o que é seu!

Conheça seus direitos, e saiba o que você tem a seu favor!


domingo, 11 de dezembro de 2011

Eu tenho vergonha do prefeito que a população da minha cidade elegeu!

Tenho vergonha do meu prefeito, Vicente de Paula Barbosa, que está no "comando" há quase 8 anos, por diversos motivos, como negligência, conduta amoral, crimes diversos contra a população e ambiente em geral...
Só nessa semana já vi 4 reportagens em mídias locais, sobre esse comportamento que às vezes parece até doentio...
2 a respeito do corte de árvores (uma sobre o corte mesmo das árvores, outra sobre uma poda mal feita em uma das árvores do Jardim Velho), e mais 2 sobre a falta de ética profissional e imposição sutil de uma ditadura (uma sobre a perseguição a um funcionário público municipal, simplesmente pelo fato do servidor levar ao conhecimento das pessoas ao seu redor sobre o Sindicato dos Servidores Públicos de Raul Soares, e outra sobre a beneficiação de alguns servidores e exclusão de outros, por motivos aleatórios).
Uma maneira que vejo para solucionar esse problema, é a denúncia que todos (ou pelo menos a maioria) deve fazer ao Ministério Públicos, pelo site http://www.prsp.mpf.gov.br/aplicativos/digi-denuncia (onde é só colocar os fatos, os responsáveis e pessoas envolvidas, e se tiver fotos ou vídeos ou reportagens sobre o assunto em questão, há também espaço para a anexação dos materiais; pode ser feito de maneira anônima ou não, aí vai de cada um. Basta preencher os campos indicados na página e pronto!). Quanto mais gente denunciar, maior atenção o MP dará ao assunto...
O que não pode, é ficar parado, achando que tudo é normal, se contentando com a esmola que o prefeito acha que pode dar. Serviços públicos de qualidade é DIREITO de todos, e DEVER do representante político municipal!

Vamos que vamos, que a luta por uma cidade melhor tá só começando!

http://sindsraul.blogspot.com/2011/12/uma-vergonha-para-o-prefeito-de-raul.html
http://sindsraul.blogspot.com/2011/11/prefeito-de-raul-persegue-servidor.html
(a outra reportagem eu não encontrei mais)



PS: procurando uma das reportagens para anexar a este post, encontrei outras 2 notícias que também encaixa no assunto do mesmo:
http://pascoalonline.blogspot.com/2011/09/ministerio-publico-de-raul-soares.html 

Cada coisa em seu lugar, cada funcionário e servidor em seu devido cargo!

Pensando com os meus botões, cheguei à conclusão de que alguns são privados da informação, enquanto outros têm acesso livre à mesma. A questão é a responsabilidade social que a pessoa assume, quando passa a saber do que tá acontecendo na sua comunidade, cidade, estado, país. Se o cara não sabe que ele é o patrão, ele não sabe, então, que do mesmo modo que ele é obrigado a abaixar a cabeça para o seu superior no seu emprego, o prefeito e os vereadores também têm que abaixar suas cabeças para a necessidade do povo. Entra então a responsabilidade daquele que tem acesso às informações de dizer a este cidadão os seus direitos e deveres, direitos de uma vida amparada pelo governo, e dever de fiscalizar aquele que ele colocou no poder.
É mais ou menos como funciona uma empresa: o meio do empresário contratar seu funcionário é através dos meios burocráticos, mas válidos, seguindo a cartilha do Ministério do Trabalho; o meio que o povo tem de contratar aqueles que vão REPRESENTAR as suas necessidades enquanto cidadãos (saúde, lazer, educação...) é o voto. Se um funcionário não cumpre com suas obrigações direito, ele é advertido, e permanecendo no erro, pode ser até demitido. Do mesmo modo deveria funcionar a política: se os representantes não cumprem com a sua obrigação, que é ouvir a população, e recorrer ao estado ou federação buscando aquilo que é de direito dos cidadãos que representam, esses representantes estão então, trabalhando errado! E se estão trabalhando errado, buscando apenas aquilo que sustenta seu ego e sua vida privada, usando do meio legal que a população concedeu a ele para que as coisas aconteçam ao seu bel prazer, os eleitores tem a obrigação de cobrar que as coisas funcionem do jeito que tem que funcionar.

fonte: http://www.sindicatoseth.com.br/capa/lenoticia.asp?ID=10749

É uma alucinação, ou está ruim para todo mundo?!

Manifestações estão acontecendo por todo o mundo, o que é um sinal de que a situação tá ruim em todos os lugares, não apenas aqui no Brasil... Isso é revelador para mim, enquanto cidadã indignada: me faz pensar que às vezes o erro maior, precursor de  outros erros, está por debaixo dos panos... Porque pela Lei do Mercado, o maior acaba engolindo o menor (dizendo de um modo vulgar...), e talvez tudo o que acontece seja fruto de uma relação mercadista que um país tem com seus habitantes, com outros países... Acontece que é comum a hierarquia, as pessoas acabaram se acostumando com a ditadura e talvez pensem não consigam mais viver sem ela. Talvez as pessoas tem medo de gritar e de ser condenado, penalizado, julgado, pela sociedade. Porém eis que surge uma esperança! Os jovens de hoje estão, de uma maneira geral, fazendo a sua parte. E o que é melhor: não são só os jovens que se mostram indignados com a situação política em que vive, também têm crianças, idosos, adultos... É gente de tudo quanto é idade se juntando, aos poucos, sob um mesmo princípio, que é o de mudar toda essa bagunça que se tornou o país, e o mundo em geral!


Outro dia eu vi no Jornal das Dez, exibido na Globo News, uma notícia a respeito das manifestações que estavam acontecendo nos Estados Unidos, e logo em seguida foi exibido um vídeo sobre as manifestações que aconteceram aqui no Brasil naquele dia, que atraíram menos pessoas do que o esperado. Então o repórter do jornal questionou se isso não seria "perda de tempo", e se isso não cairia no esquecimento. Foi então que a outra jornalista deu uma resposta direta e forte: "Não, não está acabando... Está só começando!".